sábado, 3 de março de 2012


Felicidade, quem é que não busca?


Garota feliz com balões

Afinal, o que, na realidade, é Felicidade?
Podemos parar e pensar sobre o verdadeiro significado do termo e, com toda certeza, teremos várias opiniões diferentes. Para alguns a felicidade estará relacionada a um verdadeiro amor, para outros estará relacionada ao sucesso profissional e outros, não poucos, dirão que a felicidade encontra-se nos “pequenos detalhes da vida”.
Estão todos certos? Não deixam de estar….
Há um termo grego, que talvez nem todos conheçam, que sugere:
- Prosperidade;
- Boa fortuna;
- Riqueza, e;
- Felicidade.
O termo em questão é a “EUDAIMONIA”. Já ouviu falar? Desmembrando a palavra temos:
EU = bem e DAIMON = espírito
Temos então que Eudaimonia significa “bem-estar“, “viver bem”, “estar bem de espírito e consigo mesma”, sem relacionar a felicidade ao $$, money, bufunfa! Aproxima-se, talvez, de satisfação.
O termo já foi muito bem discutido pelos grandes filósofos da antiguidade o que não pretendo fazer por aqui, para alívio seu, rs…
Mulher feliz

Diversas nações experimentaram um aumento de riqueza e produção de bens materiais nos últimos 5 anos, sem contar a onda de consumismo que nos atinge todos os dias.  O seu bem-estar e felicidade cresceram na mesma proporção? É triste dizer, mas na realidade o que hoje vivenciamos é um aumento no número de casos de depressão! Chegamos então à conclusão de que o dinheiro realmente não traz felicidade, em sua essência plena.
Existem diversos estudos psicológicos em andamento que tentam desvendar os mistérios da felicidade. Alguns deles já estão até publicados em livros, como é o caso da psicóloga Susan Andrews, com o livro “A ciência de ser feliz”. De acordo com Susan, que falou ao portal Bemparana.com.br, no último 04 de abril, alguns caminhos possíveis para se viver feliz são:
- Manter laços afetivos profundos;
- Não se comparar com os outros (alguns filósofos já defendiam a tese de que é necessário se desligar da comunidade geral e seus parâmetros para encontrar a felicidade);
- Ter gratidão;
- Fazer o bem;
- Realizar automassagens…
E muitos outros!
Aqueles que buscam ter uma vida “feliz”, em sua essência plena, geralmente tem duradouras amizades, melhores casamentos, desempenho profissional superior, além de viver uma vida mais saudável.
Precisamos manter sentimentos como a tristeza e a raiva distantes! O resultado será um bem-estar muito maior.
É bom saber que existem psicólogos, neurologistas e demais estudiosos que se preocupam com esse devastador aumento no número de casos de depressão e que nos abrem os olhos sobre como viver bem e melhor!
Lembre-se que a felicidade não está ligada a pequenos momentos da vida, mas sim a uma vida toda, que tenha sido bem vivida. Procure ter virtudes, satisfação profissinal, pessoal e um ótimo estado de alma para viver feliz. O que proporciona prazer é bom, mas considere que nem todo prazer traz boas consequências. Viva com moderação!
Felicidade é ter algo o que fazer, ter algo que amar e algo que esperar”


Nenhum comentário:

Postar um comentário