sábado, 3 de março de 2012


Como cuidar das roupas

Para ter um closet impecável e cheio de estilo, um dos segredinhos é cuidar bem das suas roupas.
As peças necessitam de cuidados diferenciados, e para mantê-las em um ótimo estado, é necessário aprender um pouco sobre:
  1. Tecidos
  2. Tipos de lavagem, e;
  3. Como as etiquetas podem nos ajudar na conservação e limpeza.

como cuidar das roupas

TECIDOS

Os tecidos são divididos em três grupos:
  1. Naturais
  2. Artificiais
  3. Sintéticos
Veja quais são os tecidos que se enquadram nos grupos e o que devemos atentar em cada um:
Tecidos naturais:
  1. Algodão - um tecido resistente e flexível que pode ser passado à ferro. Se for colorido, deve ser lavado separadamente na primeira vez, pois pode soltar tinta. Não lavar em alta temperatura e não utilizar secadora, pois pode encolher.
  2.  – tem alta absorção, é um ótimo isolante térmico, não deve ser lavada em alta temperatura por encolher e, na hora de secar, estenda a peça sobre uma toalha, ao invés de pendurá-la no varal, pois isso irá deformá-la.
  3. Linho – é um tecido leve, resistente à sujeira e é muito fácil de amassar. Resiste bem ao ferro de passar, deve ser lavado à mão e não deve ser lavado em alta temperatura ou ser centrifugado.
  4. Seda - é leve, com toque agradável, retém bem as cores e deve ser lavada sem esfregar. Quando for passar à ferro, utilize temperatura baixa e sem vapor.
Tecidos artificiais:
  1. Acetato
  2. Viscose 
  3. Rayon
Todos possuem toque macio, sedoso e mantêm bem as cores. Ao lavar, evite a centrifugação, pois pode deformar a peça. São todos sensíveis ao calor, por isso queimam com facilidade.
Tecidos sintéticos:
  1. Elastano / Lycra
  2. Nylon 
  3. Poliéster
São resistentes, mantêm as cores, são sensíveis ao calor, portanto devem ser passados com ferro em baixa temperatura.
Jeans
As peças em jeans também requerem atenção. É muito importante não utilizar amaciante nelas, pois pode danificar a fibra do tecido. No caso das calças jeans, o amaciante deixa o tecido mais frouxinho nos joelhos, quadril e cintura. Se usado, a primeira impressão é que a calça fica bem justinha, depois de seca, em seguida ela começa a ceder e fica mais larguinha.
Essas são algumas informações referentes aos cuidados com os tecidos. Mas fique atenta ao percentual de cada matéria prima na etiqueta da peça, adequando assim os cuidados (ex: 50% algodão e 50% poliéster).
Se quiser se aprofundar no assunto indicamos o livro “Tecidos: história, tramas, tipos e usos”, da Dinah Bueno Pezzolo.

CUIDADOS INDISPENSÁVEIS:

Quem nunca se pegou pensando em como lavar roupas, não é mesmo. Uma dica é dissolver bem o sabão em pó, para evitar manchas, ou opte pelo sabão liquido, que é mais prático.
Indicamos:
como lavar roupa
Existem duas formas de lavar roupas.
  1. A convencional, com água e sabão, e;
  2. A lavagem a seco que, como o nome já diz, não utiliza água. Nessa utiliza-se um líquido solvente no qual as peças são imersas. Uma lavagem mais comum em lavanderias.

ENTENDENDO OS SÍMBOLOS DAS ETIQUETAS DE ROUPAS:

etiquetas de roupas

Nenhum comentário:

Postar um comentário